A FEICON deste ano bateu recordes e rendeu muita coisa boa para contar! Dá uma conferida!

Vocês se lembram quando falávamos da expectativa para a FEICON 2022 e o quanto estávamos todos ansiosos?

Quando tudo ainda era só expectativa…

E uma das melhores coisas que podem acontecer é quando nossas expectativas são SUPERADAS não é mesmo? Preparamos esse conteúdo para te contar sobre algumas das ótimas expectativas que o evento deste ano superou!

Recebemos mais de 80 mil visitantes entre varejistas, atacadistas, distribuidores de materiais de construção, engenheiros, construtores, arquitetos e muitos outros profissionais ligados à construção civil. Todo esse público pode conferir as tendências e inovações que estão transformando toda a cadeia produtiva durante os 4 dias de realização da FEICON.

Tendo ocorrido entre os dias 29 de março e 01 de abril, no pavilhão do São Paulo Expo, a 26 ª edição da FEICON abriu o calendário dos eventos voltados à construção no Brasil, apresentando oportunidades que possibilitarão projetos cada vez mais eficientes, sustentáveis e econômicos. 

Cerimônia de Abertura da FEICON

NÚMEROS RECORDES DA EDIÇÃO DE 2022

Além de receber mais de 80 mil visitantes durante seus 4 dias de realização para que acompanhassem as novidades apresentadas por mais de 700 marcas e participassem de experiências que contemplavam diversos temas da cadeia da construção e revenda de materiais, a FEICON deste ano ofereceu uma programação de mais de 45 horas de conteúdo, com palestras realizadas por 88 speakers, incluindo especialistas, pesquisadores, gestores e representantes de grandes marcas do setor. A FEICON também alcançou um feito inédito com relação à geração de leads, ao ser o evento a gerar mais contatos para seus expositores entre todos os eventos da RX (organizadora e promotora) pelo mundo.

Os corredores da FEICON ficaram lotados durante os 4 dias de evento

CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS E EXPERIÊNCIAS

A grade de palestras foi pensada para atender aos diferentes públicos e traçar um panorama completo do atual cenário da construção civil, voltando-se principalmente à inovação, negócios e relacionamento, incluindo tendências como a indústria 4.0.

Realizado em parceria com a Inovatech Engenharia, o Núcleo de Conteúdo – Construção teve como foco novas tecnologias e sustentabilidade em palestras como: “Metaverso e digital twins na construção civil”, “Digitalização em novos negócios”, “ESG no canteiro de obras”, Soluções para projetos modulares”, o “BIM e o ‘I’ da questão”. A Inovatech também foi responsável pela ROTA DE SUSTENTABILIDADE, atração promovida em conjunto com a FEICON, que apresentou soluções e produtos que atendem critérios socioambientais avaliados pela Fundação Vanzolini. A jornada apresentou 15 soluções comprovadamente sustentáveis, que vão desde janelas antirruídos e que garantem conforto térmico às mantas e pisos feitos de borracha reciclada.

Núcleo de Conteúdo – CONSTRUÇÃO
ROTA DA SUSTENTABILIDADE

Também tivemos, com curadoria do SINCOMAVI e da Grau 10 Editora, o Núcleo de Conteúdo – Atacado, Varejo e Distribuição, que promoveu apresentações falando sobre estratégias de mercado e a importância das lojas físicas e virtuais como temáticas, além de soluções em logística para facilitar a rotina de quem trabalha no comércio, como: “ A confiança como elemento chave na transformação digital”, “Logística Reversa – o papel da indústria, comércio e seus clientes”, Employer Branding + Pandemia + Digitalização” e “Exposição criativa – importantes iniciativas para atrair o consumidor”, entre outras. 

Núcleo de Conteúdo – ATACADO, VAREJO e DISTRIBUIÇÃO

Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO) foi responsável, junto com a WE Business Experience, pelo Encontro VMC – o varejo em ação com apresentações como “O empoderamento digital do vendedor de loja”, “O que irá influenciar o brasileiro em 2022 e “Meet The CEO – líderes de empresas falam sobre as perspectivas e oportunidades do setor”, por exemplo. Além disso, durante este encontro, ocorreu o 4º Fórum de Mulheres no Matcon, que divulgou a pesquisa inédita “Mulheres da Construção Desafios e Oportunidades”, realizada entre os dias 7 e 18 de março, que destacou a ampliação da atuação feminina na área, onde 78% das entrevistadas relataram mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Encontro VMC – O varejo em ação

A 16ª edição do Simpósio SINCOMAVI, com curadoria do próprio sindicato em parceria com a FEICON, trouxe temas importantes para a cadeia produtiva como por exemplo “A centricidade do consumidor”, “O futuro da loja física: o fortalecimento do ponto de venda e suas transformações”, entre outras. O evento teve lotação extra, superando em 47% a previsão inicial de público.

Simpósio SINCOMAVI

Ampliando a jornada de experiências, a tradicional CASA CERÂMICA foi uma das atrações que mais chamaram a atenção do público, ao disponibilizar no pavilhão uma residência de 45 m², padrão dos conjuntos habitacionais, com alvenaria estrutural inteligente, sustentável e de baixo custo. O espaço contou com recursos de realidades aumentada e virtual para garantir uma experiência imersiva.

Sobre a CASA CERÂMICA

NEGÓCIOS

Expositores bateram recorde de vendas durante a FEICON

Os números de fechamento mostraram que o evento favoreceu bons negócios. A ANAMACO, por exemplo, lançou na FEICON o ANAMACO Bank, banco digital idealizado pela associação, em conjunto com o Sebrae e a investidora Fortune One Group, para estimular os associados e parceiros dos lojistas de materiais da construção e contabilizou R$ 100 milhões em operações de crédito só durante os quatro dias de realização do evento.

A JUNTOS SOMOS MAIS, startup de relacionamento do mercado da construção civil, disponibilizou aos lojistas R$ 3 milhões para negociar processos de desenvolvimento das lojas em ambiente virtual. Já expositores como IFC/COBRECOM e SEGURIMAX e outros, superaram as metas projetadas para a feira no segundo e terceiro dia do evento, respectivamente. A MAKITA, um dos estandes mais concorridos, por exemplo, levou para a feira experiências de equipamentos usados nos canteiros de obras, na agricultura e jardinagem e disponibilizou um espaço para capacitação profissional com certificação, realizando 32 sessões de treinamentos em espaço com capacidade para 26 pessoas por aula e registrou, no geral, 95% de ocupação. O resultado das ações foi a superação da meta projetada para o evento em mais de 90%.

DEPOIMENTOS

Expositores

Para Paulo Alessandro Delgado, Gerente de Marketing da IFC/COBRECOM, a 26ª edição da FEICON, mostrou que o público está mais interessado em inovações. “Nós da IFC/COBRECOM estamos bastante satisfeitos com os resultados. Ficamos impressionados com a grande presença de público nos quatro dias e notamos que os visitantes estão cada vez mais focados e qualificados. Outro ponto forte foi que recebemos a maciça visitação de nossos clientes e fizemos a prospecção de novas relações comerciais. Com isso, projetamos realizar bons negócios nos próximos meses.”

Estande da COBRECOM

Diretor Comercial da SEGURIMAX, Regenildo Bessoni, ressaltou que o mês de março foi estratégico para a empresa, o que resultou em aumento da receita. “Tivemos faturamento recorde na história da empresa, alcançando aumento de 22% em comparação com fevereiro deste ano”, revela o executivo. Números conquistados durante o terceiro dia da FEICON, o que resultou em uma comemoração de todas as regionais nos canais digitais da companhia.

Estande da SEGURIMAX

Coordenadora de Marketing da MAKITA, Jussara Salles, conta que a estratégia da empresa foi aliar exposição com experimentação. “Para todo lançamento, fizemos um dispositivo para que o consumidor que viesse até a feira pudesse conhecê-lo na prática. E a gente também traz para o estande a nossa lojinha com a grife MAKITA, com blusa, bota, boné, entre outros artigos. De todas as edições da FEICON que fizemos, essa foi a que mais vendemos. Foram mais de 200 produtos diversificados que nós comercializamos. Além disso, registramos pré-pedidos de revendedores de todos os nossos lançamentos dos últimos seis meses”.

Estande da MAKITA

Público

Aproveitando para conhecer as novidades do mercado, desenvolver parcerias e adquirir produtos e ferramentas para a empresa, Werley Machado de Oliveira, sócio da Tecnova Empreendimentos, veio de Uberlândia (MG) para a feira. “Meu principal objetivo foi fechar negócios, conhecer novas tecnologias e processos, e, a feira atendeu todas as minhas expectativas. Fiz contatos e fechei alguns orçamentos junto com a minha equipe”.

Visitando pela primeira vez a FEICON, Júlia Alves, destacou também o ambiente de aprendizado que o evento proporciona. “Tem todo tipo de estande, dos menores aos maiores representantes do mercado. Tem muita diversidade de material e muita coisa nova para aprender e para ver. Fiquei muito surpresa quando cheguei aqui, porque vim com uma expectativa e ao entrar na feira, ela triplicou”.

Corredor da FEICON

Realizadores

De acordo com Geraldo Defalco, presidente da ANAMACO “não há outro adjetivo senão afirmar que a FEICON é, de fato, a maior feira de construção e arquitetura da América Latina. Pudemos ter a exata dimensão acerca desse cenário ao recebermos a visita de todos os presidentes de ACOMACS – associações regionais ligadas à ANAMACO, além da presença recorde de visitantes parceiros de vários pontos do país. O ANAMACO Bank tem sido um sucesso e nas próximas semanas iremos intensificar o trabalho de campo com força total em nível nacional, muito em decorrência da participação na feira”.

Além do patrocínio da JUNTOS SOMOS MAIS e da parceria com a ANAMACO e  SINCOMAVI, o evento também contou com o apoio institucional da Inovatech Engenharia, da Associação Brasileira de Materiais de Construção – ABRAMAT e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

Gerente da FEICON, Lucia Mourad, destaca a presença de público de diferentes regiões do País, mostrando que a construção civil tem impactado positivamente todos os estados. “Desde que abrimos o credenciamento, percebemos que haveria uma grande participação porque o mercado está bastante aquecido e pela organização de caravanas. Nós temos um programa, o Missões Empresariais, que subsidia a vinda de lojistas e distribuidores de outras regiões e tivemos uma adesão muito representativa. Mesmo acompanhando os números de credenciados, que se mantiveram acima das nossas metas desde o início, ainda assim essa edição superou nossas expectativas”.

Mayra Nardy, Diretora do Portfólio de Construção da RX, acrescenta que “o mercado inovou e muitas tecnologias foram desenvolvidas durante a pandemia, mas sem grandes divulgações. Um número interessante de empresas escolheu a FEICON para a realização de lançamentos, já com a expectativa de realizar negócios. Com certeza o mercado colherá os frutos de todas essas ações ao longo do ano”.

O resultado parcial da pesquisa realizada junto aos expositores apontou aumento de 9pp no índice de satisfação dos mesmos em relação à edição de 2019, com recorde de 92% dos participantes apontando a categoria extremamente satisfeitos na avaliação da feira. Além disso, o crescimento de 21pp da lealdade dos expositores já é percebido pelo alto número de solicitações de renovações contratuais para o próximo evento, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, também no São Paulo Expo. Aliás, tem interesse em ser expositor? Então clica aqui.

Pelo site www.feicon.com.br você poderá acompanhar as novidades do evento e do mercado, além de aproveitar toda a programação de conteúdo da feira deste ano, pois gravamos tudo e iremos disponibilizar on demand e gratuitamente pela plataforma FEICONNECT nos próximos dias. Para ser avisado sobre a programação on demand, os interessados deverão fazer seu registro na plataforma digital por este link.

E, enquanto a FEICON 2023 não chega, fique ligado nos nossos canais pois ainda tem muita coisa boa para oferecermos a você neste ano!