Fassa Bortolo começa a produzir argamassas e rejuntes em Minas Gerais

A primeira fábrica da Fassa Bortolo no Brasil, localizada na cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já está funcionando. Com capacidade para produzir 300 mil toneladas de rejuntes e argamassas por ano, se considerado um turno de trabalho, a unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 160 milhões.

Essa é a primeira planta da Fassa Bortolo fora da Europa. A empresa, que é líder em argamassas e rejuntes para a construção civil na Itália, possui 18 fábricas e operações em 6 países europeus. ?Esse projeto fortalece nossa orientação para o desenvolvimento internacional e nos coloca à frente do desafio do crescimento, que sempre nos acompanhou em nosso trabalho?, afirma Paolo Fassa, presidente da companhia.

No Brasil, serão comercializados cerca de 150 produtos diferentes em suas diversas especificações, cores e tipos de embalagem. No varejo, a marca estará presente em centros de distribuição e lojas de material de construção.

Tecnologia aliada à sustentabilidade

A fábrica de Matozinhos ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e foi construída conforme o padrão internacional Fassa Bortolo de qualidade e de sustentabilidade. Exemplo disso é a usina de produção de argamassa, que é equipada com filtros para captação de poeira e fuligem.

A unidade de produção de rejuntes possui sistemas de contenção e tratamento de resíduos. Toda a água utilizada para higiene, limpeza e cozinha será tratada internamente, antes de ser devolvida ao ambiente. Uma grande área de mata nativa dentro do terreno Fassa será mantida e preservada.

Outra novidade é o Sistema Fassa Silo. O equipamento possibilita que argamassas para alvenaria, rebocos e contrapisos sejam carregados, transportados, misturados e preparados em um sistema único, prático, rápido e fácil de manusear. A perda de produto é reduzida em até 20%, dependendo do tipo de obra.

Parceria com a Arena MRV

A Fassa Bortolo fechou parceria com a Arena MRV para ser a fornecedora oficial de argamassas e rejuntes para a obra. A multinacional fornecerá cerca de 3 mil toneladas de produtos até dezembro de 2022. Com o acordo, a Fassa também adquiriu o naming rigths? do espaço destinado a receber o torcedor atleticano para acompanhar a obra, o Centro de Experiências Fassa Bortolo. A parceria foi oficializada em cerimônia realizada no local, no último dia 14 de setembro.

Saiba mais sobre a Fassa Bortolo