O banheiro do BBB 2022: tudo sobre a estética e os revestimentos usados

A engenheira civil e colunista de Casa e Jardim, Iza Valadão, comenta um pouco sobre o conceito do banheiro mais vigiado de todo o Brasil

banheiro do Big Brother Brasil 2022 tem apenas um chuveiro, muitas cores e materiais bem diferentes. No estilo retrô, o projeto do ambiente mistura tijolo de vidro colorido, pastilhas cerâmicas e porcelanato nos revestimentos do piso e das paredes.CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bloco de vidro, pouco visto nas últimas décadas, é o elemento de detalhe arquitetônico mais usado no ambiente. Enquanto ele permite a passagem de luz, distorce a imagem de fundo. Tem um acabamento bem variado, alguns são lisos, outros canelados e ondulados. Alguns são incolores, mas a maioria é colorido. As peças avivadas refletem suas tonalidades por todo o ambiente, criando detalhes incríveis nas paredes, nas bancadas e nos bancos bem diferentões.

Outro revestimento muito presente e inusitado são as pastilhas de cerâmicas coloridas (Foto: Divulgação / Globo / Sergio Zalis)
OUTRO REVESTIMENTO MUITO PRESENTE E INUSITADO SÃO AS PASTILHAS DE CERÂMICAS COLORIDAS (FOTO: DIVULGAÇÃO / GLOBO / SERGIO ZALIS)

Outro revestimento muito presente e inusitado são as pastilhas de cerâmicas coloridas, com rejuntes em destaque. Para esses revestimentos foi usado um rejunte branco e nas pastilhas brancas, rejunte escuro. Elas são usadas nas paredes e os padrões de cores seguem até o piso. São duráveis, resistentes e fáceis de limpar, o que facilitará a vida dos brothers dentro da casa. Elas medem 5 x 5 (cm) e, geralmente, são vendidas em placas de dimensão 30 x 30, o que facilita a sua instalação.

Com uma resistência similar ao porcelanato, as pastilhas resistem à umidade e às altas temperaturas, mas não ao desgaste superficial, por isso elas foram usadas somente nas extremidades do piso. No restante, é usado porcelanato branco e sem brilho, para garantir a segurança e evitar acidentes. Vale a pena lembrar que o porcelanato com acabamento polido não é recomendado para áreas molhadas, já que em contato com a água ficam escorregadios.

Iza Valadão (Foto: Divulgação)
Iza Valadão (@izavaladaoiza) é Engenheira Civil com Ph.D. em Materiais e Sustentabilidade e Professora e Pesquisadora da UFF.