Entenda o papel da construção civil na economia brasileira

Um levantamento a respeito do histórico da construção civil em prol do desenvolvimento do País, seu atual papel na economia e o que esperar do setor no futuro.

Entenda o papel da construção civil na economia brasileira
Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS em Pexels

Antes de tudo, importante comentar que o desempenho da construção civil na economia é, historicamente, um importante indicador do bem-estar da população e do desenvolvimento econômico, além de estar relacionado com índices de inclusão social e desenvolvimento habitacional.

Nesse sentido, o Brasil, como um país em desenvolvimento, tem necessidade constante de investir em novas construções, como: hospitais, edifícios, casas, rodovias, entre outros. O impacto disso não é significativo apenas no PIB, mas também no estímulo à geração de empregos.

Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a construção civil impacta aproximadamente 97 outros setores do País. Como resultado, temos um setor vital para a transformação econômica do Brasil e da vida de milhões de brasileiros.

O papel atual da construção civil na economia

Após um período de retração, a retomada do investimento na construção civil apresentou resultados altamente positivos. Ainda que de forma geral a economia não aparente positividade, o setor caminha na contramão da crise.

Somente em 2020, o primeiro ano da pandemia, o Ministério do Trabalho e Emprego registrou, por meio do CAGED, 157.881 novos postos de trabalho no setor.

Em 2021 as perspectivas ficaram ainda mais otimistas com a estimativa de 200 mil novos postos de trabalho no ano, sendo que mais de 111 mil admissões ocorreram apenas no primeiro trimestre – um resultado 264% maior do que o do primeiro trimestre de 2020.

Dentre os principais acontecimentos que colaboraram para a alta, estão:

  • Construção de novos imóveis;
  • Obras para adaptação dos lares para comportar atividades que antes eram feitas fora do lar;
  • Obras de infraestrutura.

O que já se pode perceber a respeito do futuro

Ao passo que as novas necessidades do País e da população vão surgindo, a construção civil vai evoluindo com o intuito de atendê-las ainda mais e melhor. 

Assim sendo, ganham cada vez mais espaço tendências e inovações que deixam os projetos mais adequados à nova realidade. Por exemplo:

  • Industrialização de processos com o objetivo de acelerar a obra e reduzir custos;
  • Métodos construtivos mais sustentáveis;
  • Reutilização de resíduos;
  • Uso da tecnologia em benefício do setor.

Contudo, ainda há muito espaço para outras inovações que, sem dúvida, podem refletir em um setor mais avançado e sustentável. O que trará, como resultado, ainda mais benefícios para todo o Brasil.

Agora que você descobriu mais a respeito da construção civil na economia, aprofunde-se no tema lendo sobre as vantagens de se construir com paredes de concreto e a construção feita por módulos.