Casa inteligente: como trazer tecnologia ao projeto investindo pouco

Confira lista com produtos modernos e acessíveis que agregam tecnologia ao seu projeto para uma casa inteligente e econômica.

Casa inteligente: como trazer tecnologia ao projeto investindo pouco

A casa inteligente, ou smart home, é o nome dado para o imóvel que tem equipamentos eletrônicos que possam ser controlados à distância, por meio de aplicativos de celular ou de outros dispositivos móveis. Atualmente, segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), no Brasil existem mais de 900 mil residências que já contam com projetos de automação.

A utilização dessa tecnologia em projetos da construção civil e arquitetura oferece um grande diferencial e muito valor agregado para o seu cliente final. Dentre as principais vantagens de se ter uma casa inteligente, estão, sobretudo:

  • Facilidade no dia a dia;
  • Otimização de tempo;
  • Mais segurança;
  • Mais conforto.

Apesar de geralmente associarmos casas inteligentes a produtos de grande porte, muitas vezes caros e com sistemas de automação embarcados (como TVs e geladeiras), existe uma forma muito mais acessível de trazer tecnologia para um projeto: investindo em dispositivos simples que adaptem produtos pré-existentes para utilizarem automação.

Nesse sentido, os aparelhos da AGL entregam facilidade e conveniência, tornando a vida das pessoas mais fácil com soluções que podem ser aplicadas por meio de simples melhorias.

Lista com produtos simples, modernos e acessíveis para quem busca descobrir os benefícios de uma casa inteligente

  • Interruptores

Os interruptores digitais da AGL, além de possuírem teclas de acionamento, podem ser controlados à distância e deixam o apagar e o acender das luzes mais inteligente. Eles são compatíveis com assistentes virtuais, como Alexa, Siri e Google Assistente.

Como resultado, garantem controlar todas as luzes do lar de qualquer lugar, programar o tempo de desligar e ligar as luzes automaticamente, dentre outras facilidades.

  • Fita de LED inteligente

Uma maneira prática e, ao mesmo tempo, moderna de se começar a transformar uma construção em uma casa inteligente é investindo em fita de LED. A tecnologia da AGL possibilita programar o tempo para ligar e desligar e aceita comando de voz.  

Além disso, há uma enorme variedade de cores disponíveis para deixar o projeto ainda mais interessante.

Casa inteligente
Smart Home technology
  • Módulo para garagem

A automação residencial pode começar já na entrada da casa. Compatível com qualquer motor de portão, o módulo para garagem garante mais segurança e conforto para a rotina dos moradores.  

Para que isso aconteça, traz funcionalidades como abertura e fechamento do portão por smartphone, notificação e histórico de aberturas do portão, controle de acesso e gerenciamento de usuários, entre outras.   

  • Fechaduras

As fechaduras digitais trazem mais segurança e flexibilidade para os lares. O sistema eletrônico permite o cadastro da digital dos moradores, garantindo a abertura das portas com apenas um toque, eliminando a necessidade de chaves.

  • Central Infravermelho WiFi

Utilizando-se de raios infravermelhos para ligar e enviar comandos aos aparelhos, a central pode remotamente ajustar a temperatura de ar-condicionado, ligar e desligar TV’s, bem como alternar seus canais, entre outros dispositivos, tudo de maneira rápida e prática, podendo ser acionados também por comandos de voz.

Inovação e tecnologia mudando lares

Muitos lares já estão automatizados, oferecendo mais qualidade de vida aos residentes. Contudo, o futuro é ainda mais tecnológico, afinal, ainda segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), até 2023 o uso de dispositivos para casas inteligentes deve crescer em torno de 20%.

Além disso, projetos comerciais também estarão cada vez mais automatizados. Por isso, soluções simples e eficazes como essas apresentadas fazem toda a diferença, entregando mais conveniência para o dia-a-dia e também preparando o cenário para um futuro cada vez mais interconectado.  

Para isso, profissionais da construção e arquitetura podem agregar as soluções inteligentes em novas construções tanto quanto em reformas.

Para ver os benefícios de uma casa inteligente na prática, assista ao vídeo:

*Publieditorial