O que são e quais as vantagens de se usar paredes de concreto na construção

Saiba mais sobre o sistema construtivo que tem sido muito notado atualmente.

Sem dúvidas, construir com paredes de concreto tem sido alternativa para quem busca soluções mais inteligentes e, ao mesmo tempo, mais modernas na construção civil.

Por que construir com paredes de concreto é diferente?

O método construtivo “paredes de concreto” é criado com base na construção industrializada. Nesse sentido, traz cálculos mais fiéis do que vai precisar na obra e substitui os tradicionais blocos por paredes pré-montadas anteriormente já com instalações elétricas e hidráulicas.

Além disso, tira a necessidade do uso de vigas, por exemplo, já que tudo é feito tanto quanto preenchido por concreto. O que, aliás, ajuda em um melhor acabamento.

Em resumo, a parede se transforma em uma grande peça que, segundo Danilo Lorenceto, especialista e Consultor Técnico do sistema construtivo Paredes de Concreto Moldadas In loco, em um artigo para AECWeb, precisa somente das seguintes etapas:

  • montagem da armadura (em sua grande maioria composta por telas soldadas com reforços estruturais nos vãos e respaldo),
  • montagem das instalações embutidas (elétrica e hidráulica),
  • colocação dos espaçadores,
  • montagem da forma e a concretagem.

3 principais vantagens de se usar paredes de concreto

O que são e quais as vantagens de se usar paredes de concreto na construção
Obra residencial feita com paredes de concreto. Foto e projeto: Metro Modular.

Mais agilidade

Definitivamente um dos maiores benefícios é deixar o projeto mais ágil, rápido e produtivo.

Através da criação de um padrão, o processo industrial colabora demais para trazer mais velocidade na execução, principalmente em projetos que exigem uma repetição. Casas e prédios de condomínios, por exemplo.

Diminuição de custos

Se comparado com o sistema tradicional de construção, a construção industrial e as paredes de concreto podem diminuir custos. Só para ilustrar, o método reduz e muito a quantidade de insumos e gastos fixos com a construção. Além disso, pode otimizar a mão de obra.

Redução da geração de resíduos

Por fim, nada de canteiros superlotados de resíduos. Por conta de um melhor planejamento aliado com a tecnologia no processo de construção, é possível ter uma construção mais limpa e sustentável.

Veja um exemplo de obra que usou paredes de concreto:

Aprenda mais sobre o assunto:

O Feiconnect vai trazer Danilo Lorenceto, especialista e Consultor Técnico do sistema construtivo Paredes de Concreto Moldadas In loco, para um bate-papo sobre o tema!

Durante a conversa, vai abordar não só como é interessante usar o método na construção, como também exemplos reais de obras feitas dessa forma.

Por isso, se você quer saber mais a respeito, participe!

Dia 15 de abril, às 12h30!

Acompanhe o bate-papo pelo perfil da Feicon no Instagram!