Quais as tendências da arquitetura para os próximos anos

Conheça os fatores mais importantes para serem considerados ao desenvolver projetos arquitetônicos .

Quais as tendências da arquitetura para os próximos anos
Foto de Max Vakhtbovych em Pexel

As tendências da arquitetura seguem de acordo com as grandes mudanças que aconteceram em 2020. Assim sendo, trazem mais praticidade no dia a dia de quem vai usar o ambiente, não só em áreas corporativas, como também, e principalmente, nos lares.

Afinal de contas, ano passado muitos lares tiveram que comportar atividades de trabalho, estudo e lazer. Além disso, houve o aumento da busca por ambientes planejados para agregar em bem-estar e saúde mental.

Por isso, as tendências da arquitetura são, sobretudo, de aconchego, funcionalidades e economia.

Conheça quais são as tendências da arquitetura para os próximos anos

Ventilação natural

Com a finalidade de se evitar ambientes fechados ou mesmo o uso constante do ar condicionado, áreas mais arejadas ou mais amplas são boas alternativas atualmente.

Nesse sentido, trabalham para trazer fluxo de ar natural, boa ventilação e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Flexibilidade

Com toda a certeza, ambientes flexíveis são escolhas ideais para novos ambientes. Em casos de escritórios reduzidos, por exemplo, tanto quanto para lares adaptados, a premissa é conseguir facilmente adaptar os ambientes para diversas situações.

Só para ilustrar, uma sala de estar para o home office, sala de reunião para copa e assim por diante.

Sustentabilidade

Embora a sustentabilidade já seja uma tendência em andamento, agora se mostra ainda mais em alta. Em outras palavras, tem sido inserida em formas de se construir e, na arquitetura, traz opções mais naturais.

Desse modo, temos novos olhares para madeiras reutilizáveis, paisagismos naturais e pedras, por exemplo.

Quais as tendências da arquitetura para os próximos anos
Foto de Rachel Claire em Pexel.

Afetividade

Em tempos de distanciamento e, ao mesmo tempo, excesso de informações, a arquitetura e o design podem ser o contraponto para o equilíbrio.

Para isso, as tendências são de cores neutras, decorações mais amenas e minimalistas com o objetivo de gerar calma e afeto. Como resultado, quadros e cerâmicas ganham mais força.

Tecnologia

Outro ponto importante que faz parte das tendências da arquitetura é a tecnologia. Casas inteligentes, projetos corporativos conectados com quem está em home office, acabamentos eletrônicos e outros elementos inovadores estão se tornando parte da nova realidade.

Em contrapartida, a tecnologia precisa ser aplicada em harmonia com outros itens para um ambiente leve e confortável.

O que mais esperar para o futuro da arquitetura

Por fim, vale ouvir o episódio “Como a covid-19 impactou na arquitetura do morar” do Podcast da Feicon.

Durante a entrevista, Priscilla Bencke, especialista em neuroarquitetura, traz insights não apenas para os lares, mas também que valem de forma geral como tendências de arquitetura.