Digitalização na construção civil: o futuro do varejo já acontece agora

Como a transformação digital traz mudanças na loja de material de construção e como o mercado pode se beneficiar inspirado na Juntos Somos Mais.

Há alguns anos, o varejo da construção civil era fortemente movimentado pela ida dos consumidores nas lojas físicas e, apesar disso ainda se fazer muito presente, muita coisa mudou. A digitalização da construção civil trouxe novos olhares, caminhos e oportunidades tanto para quem vende, quanto para quem compra material de construção.

Nesse sentido, lojas se mostram cada vez mais “omnichannel”, que em tradução significa, em todos os lugares. Ou seja, atraindo e negociando com consumidores não só no balcão da loja, como também por smartphones e computadores, por exemplo. A proposta omnichannel é tornar as lojas disponível em diversos canais para poder atender aos clientes da forma mais adequada e relevante para eles, em linha com suas jornadas de consumo.

Veja como essa movimentação é inevitável e, ao mesmo tempo, moderna e necessária para o setor.

A transformação digital dentro e fora das lojas de materiais de construção

A digitalização da construção está acontecendo simultaneamente em todos os segmentos. Seja na ponte impressa em 3D, no BIM e, aos poucos, o Big Data, o fato é que, consequentemente, essas atualizações reforçam a tendência de um setor conectado e impulsionado pelas mudanças da tecnologia.

Na loja de material de construção não é diferente. Impulsionada pela pandemia, a digitalização que parecia ser temporária, pode e deve fazer parte do dia a dia dos varejistas.

Em pesquisa realizada em parceria entre a Revista Anamaco e a Juntos Somos Mais, em maio do ano passado, 43,6% dos lojistas entrevistados tinham opção de compra remota com entrega. Já no mês seguinte, o número passou para 60,6%.

Além disso, o estudo revela que os canais digitais foram fundamentais para atendimento e vendas na pandemia. Dentre eles, o telefone e o Whatsapp, ganharam força, se comparado ao período pré-covid-19.

Exemplo real de quem constrói e fortalece negócios em benefício da digitalização da construção civil

Se antes era inimaginável milhares de compras e vendas de materiais de construção pela internet, atualmente existe, inclusive, uma rede exclusiva para conectar lojistas às principais marcas do setor.

A Juntos Somos Mais é um ecossistema que conecta mais de 80 mil varejistas e mais  de 350 mil profissionais de obra à marcas como Votorantim Cimentos, Assa Abloy, Eternit, Gerdau, Tigre, entre outras. Os proprietários de lojas têm acesso a produtos e serviços que os ajudam a ampliar vendas e melhorar a gestão das lojas. Profissionais de obra conseguem realizar capacitações e obter ferramentas que ajudam na sua profissionalização.

Além do programa de fidelidade, a Juntos Somos Mais conta também com um dos maiores marketplaces da construção civil, a Loja Virtual, que movimentou em 2020 mais de R$7,4bi. A Loja Virtual complementa esse ecossistema endereçando um dos maiores desafios do lojista que é fazer boas compras.

Digitalização na construção civil: o futuro do varejo já acontece agora
Juntos Somos +. Foto: Divulgação.

“O marketplace se tornou um dos principais canais de vendas digitais do setor da construção civil, contando com mais de 17 mil lojistas cadastrados e realizando mais de 100 mil vendas online mensalmente”, destaca Antonio Serrano, CEO da empresa.

Por meio desta e de outras iniciativas, a Juntos Somos Mais segue conectando todas as pontas do setor do varejo da construção, entregando benefícios para varejistas, lojistas, vendedores e profissionais de obras. “Com a nossa Loja Virtual, levamos ao varejo da construção civil mais praticidade a partir da digitalização do setor. Nossas soluções garantem mais conveniência e eficiência no dia a dia dos varejistas, através de um canal 24×7”, comenta Lucas Azevedo, responsável pela operação da Loja Virtual.

Em 2020, ano que a transformação digital deixou de vez de ser uma opção, a Juntos Somos Mais realizou diversas iniciativas para ajudar os varejistas a aderirem a digitalização. Alguns exemplos são a criação de uma cartilha de vendas online, a realização de lives no Facebook sobre a digitalização da construção civil e até a inclusão de cursos de marketing digital no catálogo de prêmios do programa de fidelidade.

Conheça as facilidades e benefícios da Juntos Somos Mais e faça parte da maior rede de relacionamento do setor.