Empregos na construção civil: Mais de 200 mil postos de trabalho estão previstos para 2021

Setor que andou na contramão da crise, permanece em alta e prevê novas oportunidades para trabalhadores e empregadores.

Empregos na construção civil: mais de 200 mil postos de trabalho estão previstos para 2021
Foto: Pexel / Pixabay

Inegavelmente, milhares de pessoas perderam seus postos de trabalho por conta da pandemia. Entretanto, os empregos na construção civil foram cruciais para que o número não fosse ainda maior.

Ao todo, no ano passado, o setor computou aproximadamente 157.881 novos postos de trabalho, segundo dados do Caged, sendo o setor que mais contratou no País.

Para 2021, as expectativas são altas tanto para profissionais que buscam uma nova oportunidade, quanto para empregadores que estimam a maior expansão do setor nos últimos anos.

Nesse sentido, o aumento dos insumos e equipamentos, por exemplo, colaboraram para previsão mais cautelosa, mas que, ainda assim, traz esperança para quem busca uma nova posição.

Isso porque, sendo o economista da Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic), Ieda Vasconcelos, a alta pode significar a geração de mais de 200 mil empregos na construção civil, estimulados por novos lançamentos de empreendimentos, crescimento de vendas e outros fatores.

Além disso, o Casa Verde e Amarela, programa do Governo Federal que substitui o antigo Minha Casa, Minha Vida, foi instituído com o intuito de atuar no financiamento de imóveis, regularização fundiária e reforma de obras o que pode fortalecer as boas oportunidades para os atuantes do setor.