Melhores edifícios do século XX

0
223

Cinquenta renomados arquitetos de todo o mundo escolhem o que consideram os melhores imóveis do século passado para o The Now Institute, um centro de pesquisa associado à Universidade de Los Angeles (UCLA). Esta compilação forma um cânone, “100 edifícios do século XX”.

Veja alguns dos melhores edifícios do século XX

Villa-Savoye-Jean-Christophe-Ballot

1 – Villa Savoye

Este trabalho de Le Corbusier, projetado entre 1929 e 1931, é um reflexo do lema do arquiteto: “Uma casa é uma máquina de morar”. 
JEAN-CHRISTOPHE BALLOT

Notre Dame de Haut - Hervè Hughes

2 – Notre Dame de Haut.

Esta igreja, inaugurada em 25 de junho de 1955 e também conhecida como La Capilla, é também obra de Le Corbusier. A construção está localizada em uma colina de cerca de 150 metros de altura que se abre para a paisagem de Ronchamp, no nordeste da França. 
HERVÉ HUGHES

Pavilhão de Barcelona - Rafa Vargas

3 – Pavilhão de Barcelona. 

Uma imagem do interior do pavilhão projetado por Mies van der Rohe, reconstruído e localizado desde 1986 no sopé de Montjuïc, no mesmo local ocupado pelo edifício efêmero do arquiteto alemão para a exposição internacional de Barcelona em 1929. 
RAFA VARGAS

Centro Pompidou - Boris Horvat (AFP)

4 – Centro Pompidou. 

Este centro de arte e cultura respondeu ao sonho premonitório do presidente francês Georges Pompidou. Renzo Piano e Richard Rogers projetaram esta construção que foi inaugurada em 1977 em Les Halles. Na imagem, uma vista aérea do edifício em 2010. 
BORIS HORVAT (AFP)

Fábrica Johnson - SC Johnson

5 – Fábrica Johnson.

O melhor de Frank Lloyd Wright não é uma casa, mas este edifício, sede da Johnson Wax e localizado em Racine, Wisconsin (Estados Unidos). 
SC JOHNSON


Esta é uma curadoria de conteúdo feita pela Reed Exhibitions sobre o setor. Para saber mais sobre arquitetura do surfe, leia o conteúdo produzido pelo EL PAÍS.

Facebook Comments