Cinquenta renomados arquitetos de todo o mundo escolhem o que consideram os melhores imóveis do século passado para o The Now Institute, um centro de pesquisa associado à Universidade de Los Angeles (UCLA). Esta compilação forma um cânone, “100 edifícios do século XX”.
Veja alguns dos melhores edifícios do século XX

1 – Villa Savoye.
Este trabalho de Le Corbusier, projetado entre 1929 e 1931, é um reflexo do lema do arquiteto: “Uma casa é uma máquina de morar”.
JEAN-CHRISTOPHE BALLOT

2 – Notre Dame de Haut.
Esta igreja, inaugurada em 25 de junho de 1955 e também conhecida como La Capilla, é também obra de Le Corbusier. A construção está localizada em uma colina de cerca de 150 metros de altura que se abre para a paisagem de Ronchamp, no nordeste da França.
HERVÉ HUGHES

3 – Pavilhão de Barcelona.
Uma imagem do interior do pavilhão projetado por Mies van der Rohe, reconstruído e localizado desde 1986 no sopé de Montjuïc, no mesmo local ocupado pelo edifício efêmero do arquiteto alemão para a exposição internacional de Barcelona em 1929.
RAFA VARGAS

4 – Centro Pompidou.
Este centro de arte e cultura respondeu ao sonho premonitório do presidente francês Georges Pompidou. Renzo Piano e Richard Rogers projetaram esta construção que foi inaugurada em 1977 em Les Halles. Na imagem, uma vista aérea do edifício em 2010.
BORIS HORVAT (AFP)

5 – Fábrica Johnson.
O melhor de Frank Lloyd Wright não é uma casa, mas este edifício, sede da Johnson Wax e localizado em Racine, Wisconsin (Estados Unidos).
SC JOHNSON
Esta é uma curadoria de conteúdo feita pela Reed Exhibitions sobre o setor. Para saber mais sobre arquitetura do surfe, leia o conteúdo produzido pelo EL PAÍS.