Afinal, qual é o Dia Mundial da Arquitetura?

Dados divergem que o Dia Mundial da Arquitetura é 1º de julho e 5 de outubro! Saiba tudo!

0
264

Já digitou no Google “Dia Mundial da Arquitetura” ou semelhante e ficou em dúvida sobre qual data seguir? Neste conteúdo a gente conta tudo a respeito do assunto para você fazer bonito na hora de comemorar ou homenagear!

Dados conflitantes – e com motivos!

A princípio, os registros mais antigos comprovam que o Dia Mundial da Arquitetura foi constituído em 1949 com celebração mundial prevista para 1º de julho. A data tem como objetivo homenagear as atividades do setor.

Entretanto, em 1996 a União Internacional de Arquitetos (UIA), que representa cerca de 1.3 milhão de arquitetos e urbanistas de todo o mundo, alterou a data inicial para acontecer sempre na primeira segunda-feira do mês de outubro. A mudança se dá para que aconteça simultaneamente ao Dia Mundial do Habitat criado pela Assembleia Geral da ONU.

Então, afinal qual é o Dia Mundial da Arquitetura?

Portanto, em 2020, o Dia Mundial da Arquitetura é celebrado dia 05 de outubro. A data leva em consideração a mudança oficial de 1996 bem como o calendário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

De toda forma, caso você já tenha comemorado ou mesmo homenageado alguém em julho não se desespere. Diversos países ainda seguem a data original. Por outro lado, tem quem não queira tomar partido e, nesse caso, ainda tem mais uma opção!

Dia do Arquiteto

Se o Dia Mundial da Arquitetura tem como finalidade homenagear a arquitetura, o Dia do Arquiteto tem como objetivo honrar a vida das pessoas que seguem a profissão. No Brasil, Dia do Arquiteto é comemorado em 15 de dezembro, dia do nascimento de Oscar Niemeyer.

Por isso, fique à vontade para escolher hoje, 05 de outubro, dezembro ou mesmo julho.

Afinal de contas, o importante mesmo é simbolizar tanto a área quanto os profissionais!

Facebook Comments