Estádio do Catar é exemplo de construção sustentável

0
259
Construção sustentável - estádio do Catar

A construção sustentável contempla tanto o estádio que receberá a Copa do Mundo de 2022 quanto as áreas da redondeza. Assista ao vídeo!

Á primeira vista, o estádio chama a atenção por seu projeto arquitetônico diferenciado e moderno. Tanto que, regionalmente, já é conhecido como “Joia do Deserto”, apesar de ter sido inaugurado recentemente. Ao se aprofundar no projeto e construção, a “joia” fica ainda mais admirável e pode ser usada como exemplo de construção sustentável.

Isso porque, apesar de estar localizado em meio ao deserto, cerca de 12km da capital do Qatar, Doha, o Education City Stadium apresenta referências de cuidado com o meio ambiente, sobretudo pelo reaproveitamento de materiais.

A construção sustentável do estádio do Catar contempla, dentre outras ações, pelo menos 55% de materiais vindos de fontes sustentáveis, além de 28% de materiais de construção com conteúdo reciclado, tanto na fase de construção quanto durante a utilização.

Assim como as preocupações aplicadas nos materiais utilizados, a busca por iluminação natural também pode ser percebida. Isso porque existem painéis que refletem os raios de sol. Contudo, durante a noite, o ambiente interno emana iluminação para a parte exterior, garantindo um verdadeiro show de cores e luzes.

Apesar de uma construção sustentável pensada para a Copa do Mundo, o estádio do Catar conta com elementos modulares que serão retirados após o campeonato e que serão doados para países em desenvolvimento.

O estádio possui, ainda, sensores de dióxido de carbono para espaços de alta densidade de ocupantes para garantir ventilação e qualidade do ar interno.

Sustentabilidade dentro e fora do ambiente

Do mesmo modo que houve a construção sustentável dentro do estádio, por fora, na região, foram construídas novas áreas de ciclovias e bicicletários para completar o ambiente esportivo e incentivar um tipo de transporte mais natural até o local.

Com isso, o projeto do Education City Stadium tem recebido prêmios por sua sustentabilidade. Em janeiro de 2019, por exemplo, recebeu cinco estrelas pelo Sistema Global de Sustentabilidade (GSAS), se tornando o primeiro estádio do mundo a ganhar esse prestigioso prêmio.

Assista ao vídeo sobre esta construção:


Este conteúdo foi inspirado no texto desenvolvido por Matheus Felipe para o portal Engenharia 360. Para ler o conteúdo original, clique aqui.

Facebook Comments