10 dicas para as lojas de materiais de construção driblarem a crise

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loja de materiais de construção

Lojas de materiais de construção precisarão se reinventar diante da situação que também impacta todo o mundo.


Em tempos de quarentena, comércios de todos os portes e segmentos buscam alternativas para se adequar à nova realidade e driblar a crise. Recentemente reconhecida como serviço essencial, as lojas de materiais de construção reabrem as portas e buscam por estratégias para continuar vendendo mesmo com a diminuição do fluxo de pessoas em suas lojas físicas.

E, afinal, o que fazer? Como se reinventar e continuar vendendo? Como se destacar de alguma maneira?


Aqui você encontra 10 dicas que vão fazer a diferença para sua loja de materiais de construção:

1. Siga as recomendações oficiais

Esta dica é imprescindível para você manter sua loja aberta e cuidar daqueles que dependem de você, tanto seus colaboradores quanto seus clientes.

2. Reforce suas comunicações sobre cautela

Divulgue seus cuidados, afinal de contas, sem comunicação, seus clientes não saberão que sua loja de material de construção está apta para funcionar. Para te ajudar nesse sentido, já existem cartazes, além de outros materiais prontos para serem baixados e impressos.

3. Crie promoções ou descontos

Mesmo em crise, fazer promoções específicas, desconto sobre um combo de produtos ou mesmo forma de pagamento, por exemplo, certamente são importantes para atrair novos clientes, movimentar o fluxo de caixa e também liberar um pouco do seu estoque.

4. Personalize seu atendimento

Procure ouvir seu cliente em qualquer que seja o canal de contato (loja física ou online) para construir uma relação de confiança com ele e oferecer soluções que estejam de acordo com o que ele precisa.

5. Busque por parceiros de negócios

Este é o momento de abrir o leque de oportunidades com o objetivo de captar quem pode potencializar seu comércio para atrair e também reter consumidores.

Cadastrar sua empresa na lista de lojas de materiais de construção em atividade, buscar por um intermediário de marketplace ou um especialista em marketing digital são sugestões que podem te inspirar a descobrir um caminho.

6. Aproveite as facilidades das redes sociais

Atualmente, a presença nas redes sociais é tão importante quanto seu ponto físico. É uma forma eficaz de vender seus produtos mesmo à distância. Se você tem dificuldade em colocar esta dica em prática, volte a dica nº 5 e se lembre de ir atrás de quem pode te ajudar com isso.

7. Aposte em opções para entrega

O sistema de entrega à domicílio, por exemplo, é um importante diferencial competitivo para sua empresa se adaptar as atuais necessidades dos clientes. Além dele, agendar um horário para retirada é outro facilitador que sua loja pode oferecer àqueles que preferem comprar on-line. 

8. Negocie suas dívidas

Converse com seus credores para renegociar prestações ou encontrarem alternativas para este momento. Outra possibilidade, inclusive, são as linhas de crédito específicas para pequenas e médias empresas.

9. Preserve sua equipe

Se você estiver avaliando a possibilidade de dispensar seus colaboradores, repense. Recorra as dicas que demos anteriormente para que isso seja realmente uma das últimas alternativas. Além disso, a crise vai passar e você vai precisar da sua equipe para te ajudar na retomada.

10. Aproveite o momento para aprender

Por fim, use a adversidade para aprender mais sobre técnicas de vendas, aperfeiçoar os processos ou até mesmo sobre gestão administrativa e financeira. Faça deste complexo período uma oportunidade de melhoria para o futuro.

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