Construção Modular em ação contra a COVID-19

0
480

Em meio às preocupantes manchetes sobre a pandemia da COVID-19, o Blog da Feicon Batimat traz um exemplo de união e empatia: três grandes empresas de diferentes setores, incluindo a construção civil, juntas para montagem de um centro de tratamento.

O projeto, que envolve a Gerdau, Ambev e o Hospital Albert Einstein, será entregue até 30 de abril e terá capacidade para 100 leitos, destinados, exclusivamente, para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

hospital para covid-19

“Esse momento pede colaboração e união de esforços. Cada um deve fazer o que está ao seu alcance para, juntos, superarmos essa situação o quanto antes”, diz Jean Jereissati, CEO da Ambev.

A fabricante de bebidas vai fazer a gestão do projeto e arcará com os custos da construção dos leitos, que serão estruturados com a técnica de construção modular criada pela Brasil ao Cubo, uma construtech brasileira e pioneira neste tipo de obra. Este método, na prática, é a produção e transporte de toda a estrutura em “fatias”, montadas no local escolhido.

O sistema é comum nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália, e faz com que a entrega, em caráter definitivo, seja quatro vezes mais rápida do que em uma obra normal.

A gestão do atendimento será de responsabilidade do Hospital Israelita Albert Einstein. Cerca de 200 profissionais, entre médicos e equipe multidisciplinar, serão deslocados para a nova unidade, que funcionará 24 horas. Já a Gerdau vai ceder toda a estrutura metálica da construção, que tem o aço como principal matéria-prima.

O Centro será construído de forma anexa ao Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, na zona sul da capital, que já é gerido pelo Albert Einstein. As obras, que começaram na última terça-feira, 24, prometem entregar os primeiros 40 leitos em 20 dias.  

O custo do empreendimento está estimado em R$ 10 milhões e, após o combate à pandemia, será entregue à Prefeitura de São Paulo para que integre a rede pública de saúde da cidade.

Facebook Comments