Setor imobiliário vê horizonte positivo em 2020

0
1851

O ano de 2019 foi pontuado por boas notícias no setor de construção civil. A primeira matéria de 2020 aqui no blog não poderia ser diferente.  O mercado tem perspectivas bem otimistas e, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, o segmento imobiliário está retomando o ritmo devido a alguns fatores econômicos.

Entre estes fatores estão a significativa queda de juros e inflação sob controle, o que motivou a diminuição dos juros nos financiamentos imobiliários, tornando-os mais acessíveis; a demanda qualificada de famílias que, agora, com a baixa inflação e estabilidade econômica, se sentem mais seguras do que em anos anteriores para tomar crédito de longo prazo e tomar decisões; e investidores que, com a redução da atratividade das aplicações financeiras, começam a adquirir imóveis para renda ou preservação de patrimônio.

Em 2019, as vendas de imóveis reduziram estoques e abriram espaço para novas obras em 2020, permitindo que construtoras aumentem as contratações. Este segmento tem apresentado um melhor desempenho em lançamentos, principalmente na cidade de São Paulo, o que resulta em mais obras, empregos e renda.

Estima-se que o PIB da construção cresça 3% em 2020, mais uma vez puxado pelo segmento de autoconstrução e reformas (+ 4,5%) e pelos serviços especializados (+ 2,5%), porém, com o desempenho do setor de edificações (+ 2,3%) superior ao da infraestrutura (+ 1%).

Realmente este ano promete. Agora, esquentando os motores para a próxima FEICON Batimat, que acontece daqui a pouco mais de dois meses. Continue acompanhando nossos canais e não deixe de se inscrever para conferir a maior feira de construção civil da América Latina.

Facebook Comments