15 de dezembro, Dia do Arquiteto! 🎉

0
1598
Imagem da arte do Auditório do Ibirapuera

Até 2011, o Dia do Arquiteto era celebrado em 11 de dezembro, data em que os cursos de engenharia e arquitetura foram regulamentados e oficializados no Brasil, em 1933. Mas há oito anos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) decidiu mudar para 15 de dezembro, nascimento de Oscar Niemeyer, para homenagear o responsável por diversos prédios e monumentos que são ícones da arquitetura moderna.

De acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019 da CAU/BR, o Brasil tem hoje 166.194 profissionais, sendo que 12 mil deles entraram no mercado de trabalho em 2018. As mulheres representam 63% do total. O levantamento aponta, ainda, que 60% têm menos de 40 anos e que a maioria está concentrada na Região Sudeste, com um terço deles em São Paulo.

Os dados indicam duas atividades principais na área. Projetos arquitetônicos e execuções de obras, que somam 85% dos trabalhos realizados no país no ano passado. Contudo, outros campos vêm abrindo novas oportunidades, como o de engenharia de segurança do trabalho, que cresceu 22%, e meio ambiente, com alta de 14%.

Na FEICON BATIMAT 2020, os arquitetos encontrarão um verdadeiro universo de tendências, materiais e novas metodologias para projetos e obras funcionais, sustentáveis, tecnológicas e memoráveis. A organização da feira parabeniza a todos os profissionais, convidando-os para acompanhar os canais da feira e saber tudo sobre o mercado e a próxima edição.

“De um traço nasce a Arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, pode atingir, sendo bem conduzido, o nível superior de uma obra de arte.” Oscar Niemeyer

Facebook Comments