Tendência dos apartamentos studio ganha força no Brasil

Modern studio apartment design with bedroom and living space. Hotel room panoramic window, king sized bed, couch and coffee table. City flat concept

O setor de construção civil é um dos maiores indicadores da economia brasileira, mas isso não significa imunidade às crises e seus efeitos de mercado.  O lado positivo dos períodos de recessão é a busca por oportunidades, alternativas e novos formatos de negócio. Os chamados apartamentos studios são um bom exemplo disso.

Nas maiores cidades do mundo, como Tóquio (Japão) e Nova Iorque (EUA), os studios são realidade há décadas. Aqui no Brasil é uma tendência que vem se revelando cada vez mais forte. Para se ter uma ideia, em São Paulo, maior setor de construção do país, apartamentos com menos de 45m² lideram as vendas, de acordo com informações do Sindicato da Habitação (Secovi).

apartamento studio

Esses dados são reflexos de uma transformação no estilo de vida dos brasileiros. O número de pessoas solteiras aumentou, assim como a quantidade de divórcios. Outro fato é que a população brasileira está envelhecendo depressa, elevando a nossa expectativa de vida.

Desejo vs. Necessidade

Os studios atendem dois públicos bem distintos: novos proprietários e investidores. O primeiro exige praticidade e mobilidade, e é capaz de abrir mão de espaço em troca de uma localização privilegiada, próximo de universidades, transporte público e comércio. Tanto é que, ainda segundo o Secovi, Sé, Pinheiros e Vila Mariana têm maior concentração de apartamentos compactos.

Sobre os investidores, eles representam 24% dos compradores de imóveis em 2018, de acordo com pesquisa do FipeZap¹. Destes, 74% querem obter renda com o aluguel de inquilinos, e 26% pretendem esperar e vender o apartamento por um valor maior mais adiante.

Para o mercado, esta movimentação é traduzida como um nicho de grande potencial. Justamente por isso é destaque aqui no Portal Construção & Tendências, a página que deixa todos os players antenados em inovação e oportunidades até a próxima FEICON BATIMAT, em 2020. Quer continuar por dentro? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando nossos canais.

¹O Índice FipeZap – Preços de Imóveis Anunciados,
é uma parceria formada em 2010 entre a Fipe e o Portal ZAP. É o primeiro
indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do
mercado imobiliário brasileiro. Utiliza uma base de dados confiável e tornou-se
fonte de informação do setor para famílias, agentes do mercado e analistas.
fipezap.zapimoveis.com.br