Tendência dos apartamentos studio ganha força no Brasil

0
1881
Modern studio apartment design with bedroom and living space. Hotel room panoramic window, king sized bed, couch and coffee table. City flat concept

O setor de construção civil é um dos maiores indicadores da economia brasileira, mas isso não significa imunidade às crises e seus efeitos de mercado.  O lado positivo dos períodos de recessão é a busca por oportunidades, alternativas e novos formatos de negócio. Os chamados apartamentos studios são um bom exemplo disso.

Nas maiores cidades do mundo, como Tóquio (Japão) e Nova Iorque (EUA), os studios são realidade há décadas. Aqui no Brasil é uma tendência que vem se revelando cada vez mais forte. Para se ter uma ideia, em São Paulo, maior setor de construção do país, apartamentos com menos de 45m² lideram as vendas, de acordo com informações do Sindicato da Habitação (Secovi).

apartamento studio

Esses dados são reflexos de uma transformação no estilo de vida dos brasileiros. O número de pessoas solteiras aumentou, assim como a quantidade de divórcios. Outro fato é que a população brasileira está envelhecendo depressa, elevando a nossa expectativa de vida.

Desejo vs. Necessidade

Os studios atendem dois públicos bem distintos: novos proprietários e investidores. O primeiro exige praticidade e mobilidade, e é capaz de abrir mão de espaço em troca de uma localização privilegiada, próximo de universidades, transporte público e comércio. Tanto é que, ainda segundo o Secovi, Sé, Pinheiros e Vila Mariana têm maior concentração de apartamentos compactos.

Sobre os investidores, eles representam 24% dos compradores de imóveis em 2018, de acordo com pesquisa do FipeZap¹. Destes, 74% querem obter renda com o aluguel de inquilinos, e 26% pretendem esperar e vender o apartamento por um valor maior mais adiante.

Para o mercado, esta movimentação é traduzida como um nicho de grande potencial. Justamente por isso é destaque aqui no Portal Construção & Tendências, a página que deixa todos os players antenados em inovação e oportunidades até a próxima FEICON BATIMAT, em 2020. Quer continuar por dentro? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando nossos canais.

¹O Índice FipeZap – Preços de Imóveis Anunciados,
é uma parceria formada em 2010 entre a Fipe e o Portal ZAP. É o primeiro
indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do
mercado imobiliário brasileiro. Utiliza uma base de dados confiável e tornou-se
fonte de informação do setor para famílias, agentes do mercado e analistas.
fipezap.zapimoveis.com.br
Facebook Comments