Desde uma equipe de vendas alinhada até um marketing assertivo, todos esses fatores são decisivos na hora de conversar com um prospect ou um antigo cliente
Muitos fatores podem limitar a habilidade de um negociante efetivamente adquirir novos clientes. Mas o marketing não deve ser um deles. No entanto, isso pode acontecer mais facilmente que se imagina quando se usa o “ego de marketing”, uma combinação de mensagens e práticas que transformam seus esforços numa catástrofe contraproducente.
Um marketing efetivo comunica o valor exclusivo de uma marca para manter antigos clientes e fazer um approach assertivo com potenciais compradores. Constrói o reconhecimento e a credibilidade de seus serviços e cria um fluxo constante de interessados. Já o “ego de marketing” pode fazer você se sentir bem em detrimento de uma comunicação eficaz. É um fardo auto-infligido, caro para qualquer negócio suportar. Reduz a eficácia da sua comunicação e pode realmente romper as perspectivas entre comerciante e contratante. No entanto, a maioria das empresas nem sequer percebe que está cometendo esse erro.
Como identificar o “ego de marketing”
O “ego de marketing” decorre da convicção de que se os proprietários e clientes potenciais sabem o suficiente sobre você e sua empresa, eles poderão ver que você é a melhor escolha. Geralmente, contém ainda mais de um dos seguintes atributos:
- Foto do CEO e diretores em anúncios, seja em um site, jornal ou outdoor;
- Uso extensivo de “nós” ou “eu” em forma de escrita sobre o negócio;
- Marketing de cópia que inclui referências a “nós iremos”, “nossa empresa”, “nós temos”, “nós podemos”;
Porém, nem tudo está perdido, já que existem várias maneiras de otimizar seu marketing e mensagens para evitar essa armadilha.
1. Muitos focam em quanto tempo de mercado tem ou em quantos locais estão presente. Alguns transmitem como excelentes são os seus serviços e mostram fotos dos proprietários e dos empregados. Nada disso importa. Ajuste suas mensagens para centrar-se sobre seu cliente e como você resolverá seus problemas, não sobre seu próprio negócio.
2. Aprenda o que mantém as perspectivas de avançar com um projeto e crie conteúdo que ajude a remover barreiras por meio da educação e estudos de caso. Não há problema em fornecer informações básicas sobre o seu negócio como um aparte, mas o objetivo principal deve ser beneficiar o cliente.
3. Evite usar termos técnicos em suas vendas e marketing. Fale sempre usando uma linguagem que qualquer tipo de cliente entenda. Muitos negócios deixam de acontecer por conta de jargões técnicos.
4. Dê mais a seus clientes. Tudo que você faz em seu negócio deve ser focado em servi-los na maior capacidade e da melhor maneira possível. Procure meios de criar, por exemplo, bônus inesperados que eles recebam apenas por serem seus consumidores.
No final, você pode usar todos estes métodos para aumentar o apelo de sua companhia às perspectivas do cliente sem a necessidade de diminuir seus preços ou gastar mais do que hoje. Isso tudo é realmente sobre como transformar o bom em ótimo.
Assine nossa newsletter oficial e fique por dentro das principais dicas para alavancar suas vendas, além das notícias de mercado e tudo que está acontecendo na Feicon Batimat 2019!