A nova era da construção e projetos arquitetônicos

0
211

Charles Dickens disse certa vez que “a diferença entre a construção e a criação é simples: uma coisa construída só pode ser amada depois que é efetivamente realizada, mas uma coisa criada é amada antes mesmo de existir”. Mas e se existisse uma solução tecnológica que permitisse o meio termo entre os dois a ser explorado?

O que antes era ficção saiu do papel e transformou-se numa plataforma DIY de realidade virtual (VR) para arquitetos, numa tecnologia exclusiva canadense que permite criar desenhos 3D e imediatamente transformá-los em uma coisa viva, vibrante, transformado em uma valorosa experiência de realidade virtual.

A novidade já foi adotada por diversas empresas de construção e escritórios de arquitetura mundo afora, que além de todas as funcionalidades existentes, ainda podem remotamente comunicar-se com clientes e demonstrar os projetos criados, precisando para isso disponibilizar apenas um headset VR. A partir daí o contratante pode imergir-se, por exemplo, em um edifício novo antes mesmo de começar a construção, fazendo um tour completo por ambiente, podendo tomar decisões baseadas na experimentação real da estrutura final.

Para Ian Hall, diretor executivo de produção da Yulio Technologies, empresa criadora da plataforma, apesar da indústria de construção ser bastante conservadora, elas já notaram que para se destacar e ter sucesso nos dias atuais é necessário atualizar-se tecnologicamente. “Temos algumas das maiores empresas de construção da América do Norte usando nossos produtos em sua área de design”, revela.

Para o executivo, olhar para a raiz do ROI por trás de tudo que a plataforma oferece mostra que só tem-se a ganhar, com mais agilidade na entrega dos projetos, exclusão da ambiguidade do que é apresentado no papel e o resultado real, assertividade completa. Desde o lançamento já foram emitidas cerca de 250.000 experiências únicas de realidade virtual em nome dos clientes, e esse número continua a crescer em um ritmo constante.

Com mais esse exemplo de como a tecnologia vem auxiliando e tornando-se indispensável no dia a dia de pessoas e empresas, para estar no jogo é necessário abraçar de vez as inovações e o que elas proporcionam de melhor para o seu negócio. É preciso descobrir como obter vantagem comercial com tudo isso e incorporar os avanços proporcionados na missão e valores de toda a corporação. E o momento é agora. Não adianta lá na frente adotar mudanças que todo mundo percebeu hoje, afinal, ficar para trás num mercado tão competitivo como o da indústria de construção é colocar em risco sua notoriedade e reconhecimento a longo prazo.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação

Facebook Comments