Localizada numa bela região de Quebec perto da fronteira com os Estados Unidos, a Slender House desdobra-se em um volume de tempo linear. Com 450m2 e aninhada a uma costa íngreme do Lago Memphremagog, numa tranquila e isolada baía, a residência é resultado de um ousado projeto da MU Architecture.

Solidamente ancorada às rochas, graças a seus inúmeros muros de pedra e terraços pavimentados, volumes de granito servem como a base em que repousa um telhado impressionante com 33m, que da rua torna-se literalmente uma quinta fachada.

Precisamente detalhada para caber perfeitamente dentro das paredes exteriores de madeira preta, uma imensa porta de garagem situa-se entre os volumes de pedra maciços. A abordagem discreta e fascinante nos dá a impressão de afundar-se no solo entre um jardim suspenso e a casa.

Criando um elegante caminho ao longo destas fachadas escuras para o pátio de acesso principal, uma grande porta de vidro marca a entrada da qual a vista do lago é revelada imediatamente. A aparência austera e áspera do exterior contrasta com o interior espaçoso, luminoso e arejado da casa.

Suas janelas, claraboias e paredes brancas inundam o espaço com luz e oferecem vistas deslumbrantes sobre o lago. Atingindo até 8m de altura, o pé direito estende-se para aumentar a amplitude dos espaços de convívio. Todos os quartos são posicionados de forma única e linear, compreendendo uma suíte principal, duas outras que são compostas por saletas adjacentes, contando ainda com uma sauna e miniacademia na composição dos ambientes dessa casa de luxo.

Um corredor de serviço que liga a entrada principal serve como acesso para a garagem, lavabo, lavandaria e despensa, essa última ligada a cozinha por meio de uma porta secreta. O projeto dessa área, aliás, foi todo pensado com um mobiliário que mascarasse por completo os aspectos técnicos necessários para seu funcionamento, com uma brancura revelada como extensão de paredes e tetos, além da ilha de preparação de alimentos que nasce da extensão dos pisos cobertos por grandes lâminas de carvalho branco.

Complementa ainda o espaço do terreno um deck de madeira na parte de trás da propriedade com uma grande mesa de jantar para oito pessoas, criando mais um ambiente de entretenimento. No quintal e jardim, vegetação baixa com arbustos, flores e uma escada com degraus de pedra que levam até o lago e a casa de barcos.

Especializada em design contemporâneo, a MU Architecture tem seu escritório em Montreal desde o início de 2010. Com projetos que incluem espaços residenciais, comerciais, institucionais e industriais, conta com uma equipe de experiência internacional e parcerias em Viena, Barcelona, Dubai, entre outros. Ativamente envolvidos em cada projeto, são estetas em arquitetura europeia e americana.

Para saber mais e conhecer outros projetos acesse architecture-mu.com.

 

CRÉDITO FOTO: Stéphane Groleau (www.stephanegroleau.com)

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação