Uma casa modular, quase um “kit de peças”, projetada para aproveitar os recursos naturais de uma forma que beneficie e não prejudique o meio ambiente, em consonância com a ética ambiental nativo americana.

Sigla para “tecnologia de clima adaptável e resiliente”, a reACT é o que se pode chamar de a casa do futuro. Inteligente, ágil e até mesmo econômico, esse projeto sustentável que surgiu na Universidade de Maryland repensa a arquitetura como organismo vivo.

Construída para um casal, membro da tribo indígena Nanticoke de Denver, nos Estados Unidos, foi inspirada nas raízes dos clientes para demonstrar como inovadores sistemas de construção podem adaptar-se às necessidades de cada um. Assim, o protótipo incorpora influências originais como materiais, padrões e até mesmo práticas de cultivo ancestral.

Movida a energia solar, a casa é composta por seis módulos em torno de um núcleo central, que trabalham em conjunto para gerenciar o fluxo de energia, ar e água. Seu layout pode ainda ser adaptado de acordo com diferentes necessidades.

O pátio central não só amplia o espaço de convívio, mas também serve como um coletor de calor solar para melhorar a eficiência do aquecimento durante o inverno, enquanto os defletores expulsam a quentura no verão. Além disso, uma bateria de armazenamento retém energia para uso durante quedas de energia e escassez de produção. Conta ainda com sistema de compostagem, jardim hidropônico, sistema de irrigação de água, “paredes vivas” cobertas de plantas, espaço para lavoura, além de ser autossuficiente.

Com cada componente fabricado, transportado e montado separadamente, o processo de construção é muito mais eficiente e adaptável às novas necessidades do cliente, clima e tecnologia. “O setor de construção é um dos grandes, senão o maior, contribuinte para o desperdício de energia, então estamos tentando mostrar para as pessoas uma nova maneira de casas serem construídas”, diz Alla Elmahadi, gerente de construção da equipe, “você não tem que sacrificar a arquitetura da casa, ela pode ser tão bonita quando eficiente”, finaliza.

Suportada por inovações conscientes que podem ser vistas e exploradas com intuito de melhorar o modo de vida sustentável, reACT é ainda um sistema inovador projetado para se adaptar e responder às diversas comunidades e ecossistemas; um estilo de vida que incorpora uma casa com seu ambiente circundante, interage com seus ocupantes e se esforça para devolver mais do que o necessário.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação

Facebook Comments