Construir para o sucesso. Esse poderia facilmente ser um jargão utilizado pelos arquitetos especializados em varejo para de uma vez por todas incutir a ideia, mais que verdadeira e acertada, que além de um bom produto e uma marca conceituada, ter o espaço correto é uma das peças responsáveis pela prosperidade de qualquer negócio.

Fique pode dentro de highlights poderosos que contribuem para sua ascensão mercantil.

1. Área de venda: faça sua mercadoria brilhar

Seja qual for o mote do seu projeto, a iluminação desempenha um papel importante e muitas vezes ignorado na experiência de varejo. Como regra, quanto maior a loja e quantidade de produtos, mais intensos são os requisitos nesta parte. Bons exemplos de grandes varejistas que sabem usar a luz a seu favor são o Walmart e a Toys R Us, com lojas sempre bem iluminadas e que criam sensação de bem-estar e até otimizam o humor dos clientes.

2. Ponto focal: as vendas ao nível dos olhos

Embora seja tentador chamar a atenção para todos os produtos de uma loja, é fato comprovado em diversos projetos de renome que apenas um ponto focal (de preferência ao nível dos olhos) é muito mais eficaz em matéria de resultado final com o consumidor. Por isso, se o profissional escolhido para dar aquele toque a mais seguir numa direção contrária a essa, dê aquele toque amigo.

3. Todo o poder das vitrines

Esse espaço merece atenção mais que especial e não só de quem adorna ou embeleza vitrines, mas de profissionais que levem para o ambiente a capacidade de sedução do interior da loja e que tornem capaz impactar os que entram ou simplesmente passam. Mais que expor simplesmente produtos, vitrines devem ser um convite ao design do estabelecimento.

4. Área de espera: foque também em quem não é cliente

Muitas vezes um cliente é acompanhado por um amigo ou membro da família que não tem interesse em comprar sua mercadoria. Porém, reservando um lugar confortável para espera, o consumidor real vai se sentir muito menos pressionado a ir embora e cogitará ficar mais tempo dentro da loja. Um bom arquiteto pode ajudar a criar um espaço acolhedor e que ao mesmo tempo não dispute atenção com o foco principal, ou seja, os produtos que devem ser vendidos. 

5. Check-out: o cliente sempre tem razão

Pesquisas mostram que os compradores tendem a seguir para a direita quando entram numa loja, andando em sentido horário. Por esta razão, a área de caixas deve estar sempre localizada no lado esquerdo, caminho natural de saída.

6. Banheiros: os clientes agradecem

Qualquer varejo maior que 100m2 precisa disponibilizar toiletes aos clientes, salvo no caso de lojas em shoppings, que já contam com essa facilidade em suas dependências. Porém, é primordial que o banheiro seja uma extensão da área comum e uma dica para que isso aconteça é usar o mesmo piso nos dois locais. Além disso, o local deve ser tão convidativo e imaculadamente bem conservado como a área de vendas. Da perspectiva do design, escolha revestimentos duráveis e dispositivos elétricos que são fáceis de limpar e requerem manutenção mínima. Um bom banheiro melhorará a experiência de compra do cliente, um ruim vai espantá-los.

7. A hora e a vez do almoxarifado

Garantir o conforto dos funcionários também é palavra de ordem e um espaço de armazenamento subdimensionado pode afetar a produtividade. Um local arrumado e bem organizado permitirá rapidamente atender as solicitações de clientes para itens não encontrados em exposição. Utilizar estantes, por exemplo, pode ajudar a aproveitar ao máximo a área disponível. Lojas menores podem usar o próprio local de vendas como estoque, por meio de prateleiras e armários decorativos que se encaixam perfeitamente a estética e layout de projetos.

8. Loja não é escritório

Tenha em mente na hora de encomendar um projeto que você deve ganhar dinheiro com sua mercadoria. É por isso que virou tendência os varejistas desvincularem seus escritórios dos locais de suas lojas. Em um mundo cada vez mais conectado e de computadores portáteis e sistemas de POS compactos, qualquer um pode deixar uma mesa de lado e usufruir da tecnologia para ter faturas e registros enviados eletronicamente. Reserve os escritórios para reuniões e fechamento de negócios corporativos, solicitando ao designer e arquiteto selecionados para esse fim, que imprimam a mesma identidade do seu ponto de venda ao local administrativo.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação